segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Os 2 Iguais Diferentes


Devia, não neguei, pago enquanto posso.
Este é um post em homenagem a duas pessoas que, citando Spice Girls - "When two become one", deixaram de ser entidades sem estarem ligadas diretamente. Os nomes fictícios são: o Alanis (não Morissette) e a Clarice (não Lispector).

No final de 2002, eu conheceria Alanis, um cara muito estranho. Figura única, lançou moda de verão com suas bermudas quadriculadas e suas camisas de festivais de cinema. Para o inverno, seu casaquinho com zíper em diagonal. Seus olhos verdes por trás de seus óculos remendados com durepox sempre chamaram atenção... Um must homossexual!
Certo dia, eu daria carona para ele nos meus áureos tempos de caroneiro e num bate-papo (esse hífen caiu?) sobre amores do passado, ele viria a se solidarizar com minha recente decepção. "Po brother, sei como é que é..."
Hoje em dia ele fala "bixo" em vez de "brother".

Homens engenheiros já tendem a ser ruins com mulher, e esta figura, por mais que negue, também é buxa! Depois de fazer o workshop com seu grande amigo Kdinhus, ele aprendeu umas técnicas, que utilizou sobre Clarice.
A principal era a coincidência de sempre ouvir CDs do Chico Buarque e ligar o ar-condicionado (não pergunto mais do hífen) quando dava carona para nossa protagonista. Isso era conjugado com a escolha de caminhos extremamente engarrafos e longos.

Mal sabia ele que sua excentricidade funcionaria sobre Clarice, a excêntrica. Meus flashes sobre ela são populados de uma pessoa dançando sozinha em fim de festa fingindo que estava acompanhada do seu namorado, um rosto de sempre levemente bêbada e zoações muito diretas, às vezes sem noção.

Os iguais aqui se atraíram. Mas como eu já mencionei no título, eles também são tão diferentes quanto precisam. Ele, semi-homem; ela, uma mulher histérica. Ele, engenheiro que quer ser músico e cozinheiro; ela, mestranda contadora de histórias que quer trabalhar com informática para fugir de agentes da lei mal intencionados. Assim, ele tem seu lado Morissette, e ela, seu lado Lispector (ou seria Felispector?).

Outra técnica, muito bem executada, é o fingimento de confiança em si próprio. Um dia, Alanis me dizia: "Tenho de ir para uma choppada na UERJ..." "Como assim, tem de ir?" "Poxa, a Clarice está lá, preciso marcar presença..."
Incrivelmente, nosso anti-herói encapsula isso muito bem, pois Clarice reclama: "Alanis não sente ciúmes de mim."
Por isso, ela passa a vida buscando o ciúme de Alanis, enquanto ele, malandramente, finge que não o sente. É um ciclo sem fim, que nos traz às Lagostas Mozinn.

Phoebe, personagem de Friends, dizia que as Lagostas se conhecem e após acharem sua alma-gêmea - se é que lagosta tem alma, perguntarei ao Dr. Dickinson - passam a vida com as garras encaixadas, andando lado a lado.
Nosso casal de heróis vai morar junto em breve, e espero que não se sufoquem com os insensos.

Ninguém gosta do Alanis, ou da Clarice. Eu, por exemplo, os adoro. Nada como "keep your friends close, keep your enemies closer."

Clarice é a autora da já citada frase: "Vou apresentar uma amiga grossa pra você."
Na verdade, existem atualizações originadas no Casal Mozinn, direcionadas a mim (esquecendo a ordem cronológica):
"Vou apresentar uma amiga ¨%$¨&#@ pra você."
"Espero que você um dia se humilhe e bata na porta do meu laboratório pedindo pra eu ser seu orientador..."
"Coitada da menina que está com você... ela não merece isso."

How deep is their love?

Para quem virou fã:

  • Alanis é idealizador e editor do blog "Dicas Mastigadas", um repositório de críticas culinárias levando em conta qualidade/preço de recintos alimentícios no Rio de Janeiro: http://dicasmastigadas.blogspot.com
Entendeu o trocadilho? É sobre comida, e mastigadas é quando já está mais fácil pro leitor, entendeu????????????
  • Clarice é maluca.
Ah! Seu blog é, até o fechamento desta edição, secreto.

Se leram, pelo menos um pedaço, comentem! E, de preferência, não como anônimo! Pelo menos inventem um nickname que eu consiga decifrar... (Obrigado, Jickson!)

[ Música: Groovelementar - Humildade ]

8 comentários:

  1. Adoro Alanis! E adorei o reencontrar o casal no sabadão :-) mas durepox nos óculos não é p/ qq um. Pra isso existem os designers ;-) poderia ter dado uma mãozinha p/ o Alanis nessa época! hahaha

    vamos as novas regras:
    Usamos hífen qdo:
    a palavra seguinte começa c/ H ou vogal igual a última do prefixo;

    a palavra seguinte começa c/ H ou R (super-homem , inter-regional)

    se quiser saber + dps eu te passo, pq é uma chatice!

    Bjão!!!

    ps. guitar dealer

    ResponderExcluir
  2. Ai, que lindo! O Pilha tem sensibilidade! Fiquei emocionada. Já não te acho mais tão grosso. Uma beija.

    ResponderExcluir
  3. Tá bem legal seu blog caio!

    Sobre Alanis e Clarice, ahh...
    Seres fantásticos! Casal ímpar. Gosto muito deles. Espero entrar na casa deles e ver várias coisas malucas desenhadas na parede com giz de cera.
    Sobre a história do Chico Buarque, muito engraçada mesmo. Um dia me pergutaram para que serve a música deste cidadão, então contei a história dos 2.

    abraços do Vale

    ResponderExcluir
  4. pelo menos agora vc já sabe de onde vem "keep your friends close and your enemies closer". tá vendo como minha amizade é importante pra você? hahahahaha
    e não sacaneia o chico :P

    ResponderExcluir
  5. tentei ler, mas boiei e parei na metade!!
    na proxima fale de mim q eu leio!!

    ResponderExcluir
  6. Pooo...a Clarice podia fazer uma festa...eu colocaria meu nome no vestido dela...hahaha

    ResponderExcluir
  7. ok, esse deve ter sido o melhor post que eu li. e muito bom você ter citado a pheebs. aquele episódio é ótimo. e pára de chamar os outros de maluco, caio... ¬¬'

    ResponderExcluir